• A leitura é a melhor maneira de poder viajar

    Comemoração do 25 de abril de 1974



    Um Gesto pela Liberdade
    No âmbito da disciplina de História (9ºAno), com a colaboração da disciplina de Língua Portuguesa e em articulação com a Biblioteca Escolar, nos dias 24 de abril e 2 de maio, os alunos das turmas do 9ºG e 9ºD da Escola Bento Carqueja promoveram a comemoração do 25 de abril de 1974, no Polivalente da referida Escola e na Biblioteca Madalena Sotto, da Escola Secundária Soares Basto.
    Os alunos efetuaram a leitura do conto de António Pina, “O Tesouro”, entrecortada com a recriação histórica de “A madrugada de abril”, a interpretação de poemas pela liberdade e excertos de letras e audição de músicas de oposição ao Estado Novo e alusivas à Liberdade.
    De sublinhar que esta iniciativa contou ainda com a utilização de fantoches, que foram cedidos pela professora Cármen Martins, da Escola Secundária Soares Basto. Estes fantoches enriqueceram a atividade com
    as suas expressões e adereços e constituíram um desafio para os alunos no sentido de lhes oferecer vida e expressão.
    Os alunos do 9ºD e 9ºG envolveram-se na atividade com empenho e criatividade, apesar do tempo disponível para este tipo de situações de aprendizagem ter sido escasso.
    Estes encontros permitiram a partilha de experiências de aprendizagem entre os alunos de diferentes níveis de ensino do Agrupamento. Estiveram presentes alunos do 1º,2º e 3º CEB  que assistiram a este momento da História de Portugal com gosto e interesse.
    Numa Educação que se quer para os Direitos Humanos, a atividade contribuiu para uma assimilação da importância e do profundo significado do valor da Liberdade, por parte dos alunos, que, na atualidade, têm o desafio de o aprofundar, aperfeiçoar e combinar com os valores da Justiça Social e Fraternidade.


    0 comentários:

    Enviar um comentário