• A leitura é a melhor maneira de poder viajar

    Centenário do nascimento do grande ator e declamador João Villaret.


    Amanhã dia 10 de maio, comemora-se o centenário do nascimento do grande ator e declamador João Villaret.
    Associando-se a essas comemorações, a equipa das BE recolheu algumas informações e alguns vídeos sobre a vida e obra desta grande figura da cultura portuguesa.   


    VIDA E OBRA

    João Villaret foi um ator e declamador de excecional talento.
    Nasceu a 10 de maio de 1913, em Lisboa, e faleceu a 21 de janeiro de 1961, na mesma cidade.
    Depois de ter terminado o Liceu, dedicou-se ao teatro, tendo estado ligado à revitalização do teatro nacional.
    Gradualmente, ganhou fama de declamador pelo que causou algum escândalo quando decidiu, em 1941, enveredar pelo teatro de revista, provando em êxitos sucessivos que era possível conciliar o género dramático e o de revista. A mais popular de todas terá sido
    'Tá Bem Ou Não 'Tá? (1947), em que popularizou o célebre Fado Falado, da autoria de Aníbal Nazaré e Nélson de Barros, que mais não era do que um recitativo sobre melodia de fado onde a letra em vez de ser cantada era declamada. Este género de poesia ganhou enorme popularidade, especialmente depois de A Vida É Um Corridinho (1952) ou o famoso A Procissão (1955), da autoria de António Lopes Ribeiro, que viria, anos mais tarde, a popularizar num seu programa televisivo. Aliás, a poesia, especialmente a de Cesário Verde, era uma das suas grandes paixões, tendo ficado famosas as suas tertúlias no Café Brasileira do Rossio.
    De entre as suas peças mais célebres, destacam-se
    A Recompensa (1937), de Ramada Curto, A Madrinha de Charley (1938), de Brandon Thomas, Leonor Teles (1939), Melodias de Lisboa (1955), da sua autoria, Não Faças Ondas (1956) e Esta Noite Choveu Prata (1959).





    0 comentários:

    Enviar um comentário