• A leitura é a melhor maneira de poder viajar

    ENCONTRO COM O POETA FRANCISCO JOSÉ RITO NA EB BENTO CARQUEJA



    No dia 10 de abril, a EB Bento Carqueja recebeu a visita do poeta Francisco José Rito.
    Numa sessão de aproximadamente uma hora e meia, o poeta conversou com os alunos das turmas do 7º H, 8º G e H e docentes acompanhantes.
    Os alunos da Professora Mª José Oliveira, do 8º ano, presentearam o nosso convidado com a declamação e dramatização de alguns poemas do seu segundo livro “ Palavras litorais”, ao som de violinos tocados magistralmente por três alunos, que o emocionaram. O ambiente ainda foi enriquecido com a projeção de esplendidos vídeos da Ria de Aveiro de Jorge Bacelar e de uma exposição de fotografias da Ria de Etelvina Almeida, muito apreciados por todos.
    Francisco José Rito, que nasce na freguesia e concelho da Murtosa, contou vários pormenores da sua vida, das suas viagens pelo mundo numa descoberta de si próprio, da sua incursão pela gastronomia e restauração, do seu amor pela Ria de Aveiro e as gentes da Murtosa.
    Referindo-se ao seu processo de criação poética e aos seus livros, o poeta encaminhou a conversa para a importância da leitura e da escrita no crescimento e amadurecimento pessoal e incentivou os alunos a descobrir o prazer da leitura.
    Os alunos mantiveram-se interessados e participaram ativamente, questionando o poeta sobre a sua vida e obra poética. O diálogo fluiu naturalmente e de forma estimulante.
    Pode-se concluir, pelas reações dos presentes, que este evento, tão especial, ficará na memória de todos.
    Aproveitando a presença do ilustre convidado, procedeu-se à cerimónia de entrega dos prémios aos alunos vencedores da 1ª fase dos Concursos Nacional de Leitura (3º Ciclo) e Concelhio de Leitura (2º Ciclo).
    Antes do regresso, o poeta almoçou com a PB Odete Alegria Costa e a professora Maria Emília Prado e Castro no restaurante pedagógico onde foi servido o almoço pelos alunos do CEF de restauração. O Presidente da CAP, Professor Mário Rui privilegiou este almoço com a sua presença e simpatia.
    Um agradecimento à direção do Agrupamento, às docentes acompanhantes das turmas convidadas, ao professor Hermínio que cuidou das condições sonoras, ao professor António Reis
    pela filmagem do evento, à professora Emília Prado e Castro que promoveu e organizou este evento com o apoio da PB Odete Alegria e à professora Maria José Oliveira e seus alunos pelo apoio e colaboração.
    A promoção do livro e da leitura esteve, mais uma vez, em destaque no Agrupamento de Escolas Soares Basto.
     
    • CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80
Palavras de agradecimento do poeta Francisco José Rito, colocadas na sua página do facebook, logo após o evento:
    “Acabado de chegar da Escola Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis, onde tive o grato prazer de apresentar o meu livro "Palavras Litorais".
    Experiência única, confesso. Um enorme grupo de adolescentes/jovens, que conseguiram surpreender-me.
    Seria muita ingratidão não me sentir lisonjeado com tão calorosa receção, onde o empenho, a atenção e a simpatia foram uma constante, do primeiro ao último minuto, começando pela minha cicerone 
    Maria Emília Prado Castro e passando pelos seus colegas Professores, Diretores e Alunos.
    A sessão foi composta pela apresentação da obra, do autor, declamação de alguns poemas, pelos alunos (emocionei-me com a brilhante ideia de encenarem o poema "De olhos no mar"), com o apoio de uma exposição de fotografia de Etelvina Almeida e projeção de vídeos de Jorge Bacelar, intercalada com imagens da Ria de Aveiro, selecionadas pelos alunos (mais três agradáveis surpresas)
    De realçar ainda a execução de duas peças musicais com violinos, tudo feito por alunos da escola, seguida de uma agradável conversa entre estes e o autor.
    Foi uma experiência memorável, que jamais esquecerei. Espero ter estado à altura do acontecimento.
    Por tudo isto, o meu muito obrigado. A todos, sem esquecer o almoço, que estava divinal!”


    0 comentários:

    Enviar um comentário